ABNT abre consulta para a revisão da NBR ISO 14031 – Gestão ambiental – Avaliação de desempenho ambiental – Diretrizes

A Associação Brasileira de Normas Técnicas abriu consulta nacional para a revisão da norma ABNT NBR ISO 14031 que dispõe sobre as diretrizes  para a Gestão Ambiental  através da Avaliação de Desempenho Ambiental (ADA) e compõe a série ISO 14000, relacionada à gestão ambiental.

Por meio de um processo contínuo de coleta de informações e avaliação de dados, a norma tem por objetivo traçar mecanismos para a identificação das áreas que necessitam de adequações e melhorias no que tange à gestão ambiental. Neste sentido, a ADA se caracteriza como uma ferramenta de gestão interna, operada por meio de indicadores (indicadores de desempenho ambiental e indicadores de condição ambiental) com o intuito de determinar se o desempenho ambiental de uma organização está adequado aos critérios estabelecidos pela administração.

A norma foi lançada em 2004 e passa a agora por sua primeira revisão. Entre as principais alterações propostas no projeto apresentado estão o enriquecimento das Ajudas Práticas e do Anexo A, facilitando o entendimento dos exemplos e seus usos, uma vez que a norma ISO TR 14032, que tinha essa função ao dispor sobre os exemplos de avaliação de desempenho ambiental, foi cancelada devido a seu alto custo e baixa demanda.

As indústrias interessadas em votar ou em apenas consultar o texto do projeto de revisão devem acessar o link: 

http://www.abntonline.com.br/consultanacional/projetos.aspx?ID=177&Projeto=ABNT/CB-038%20Gestão%20Ambiental

Atenção, a consulta fica aberta somente até o dia 27/12/2014.

Por: Mariana Lopes – Advogada – Rocha Cerqueira Sociedade de Advogados

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
×

Tudo bem?

Clique no Profissional abaixo para conversar conosco.

×