JÁ SOU CLIENTE

Fale conosco

JÁ SOU CLIENTE

ANM abre consulta pública para novo regulamento de barragens

Índice deste artigo:

Propostas de regras para telemetria e repasse de direitos minerários também estão colhendo contribuições

Com o objetivo de obter contribuições da sociedade, do setor regulado e dos demais órgãos públicos a ANM torna pública a abertura de três chamadas bem aguardadas pelo setor mineral. A proposta para duas novas resoluções – as que vão reger as barragens de mineração e as da instalação do sistema de telemetria para acompanhamento da lavra de água mineral e potável de mesa – estão abertas para consulta pública. Já a as novas regras ambientais para a cessão e para o arrendamento de direitos minerários estão em fase de coleta de subsídios.

Consulta Pública nº 3/2021, que trata da nova resolução para barragens de mineração, traz uma minuta desenvolvida. O conjunto de normas já passou por uma tomada de subsídios, quando a sociedade contribuiu para a proposta da nova regra, por uma reunião participativa, e pela análise de impacto regulatório. Neste processo, foram feitas alterações e aprimoramentos no texto inicial e a análise de impacto, apontando problemas, alternativas e soluções mais adequadas para a implantação da resolução.

Agora a ANM quer ouvir o setor sobre o texto atual, que também faz uma consolidação dos normativos já existentes sobre barragens de mineração em um único regulamento, de acordo com o decreto presidencial nº 10.139/2019. Serão recebidas contribuições até o dia 19 de agosto.

A redação traz muitas mudanças: são 42 novos itens, como a proibição de construção de barragens onde há população (na Zona de Auto Salvamento) e a obrigatoriedade de caução e garantias das mineradoras para casos de acidentes, a fim de minimizar o impacto social e ambiental. Além disso, a proposta aumenta o valor das multas, obriga as empresas a terem um processo de gestão de riscos para as barragens com DPA (dano potencial associado) alto e todas as estruturas inseridas na Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB) passam a ser obrigadas a ter um Plano de Ação de Emergência de Segurança de Barragens de Mineração (PAEBM).

Rocha Cerqueira

Telemetria e cessão de direitos minerários

A regulamentação do equipamento que realiza o monitoramento de poços profundos de água mineral e/ou termal nos balneários é o assunto da Consulta Pública nº 2/2021. A proposta de resolução diz como deve funcionar o sistema de telemetria para acompanhamento da lavra de água mineral e potável de mesa e fica aberta até dia 17 de agosto.

Também por meio de questionamentos, a ANM busca subsídios para o tema “Revisão e Simplificação de Normas relacionadas à Cessão e ao Arrendamento de Direitos Minerários”. A ideia é que o processo de análise e autorização do processo pela ANM seja mais célere. O período para envio de contribuições da Tomada de Subsídios nº 5/2021 vai até 23 de julho.

Seguimos atentos a todas as informações estratégicas relacionadas à legislação minerária e à disposição para esclarecer as dúvidas. Contem conosco. Converse com Consultor Qualifica por Whatsapp.

Fonte: www.gov.br/anm/pt-br/assuntos/noticias

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Solicite seu Calendário das Obrigações Ambientais

Preencha o formulário abaixo com seus dados e receba o calendário solicitado em seu endereço de e-mail.

    Possui ou busca qual(s) certificação(s)?

    Cargo/função na empresa

    Você deseja receber o Calendário de qual estado?

    Alagoas será enviado

    Bahia será enviado

    Ceará será enviado

    Espírito Santo será enviado

    Goiás será enviado

    Maranhão será enviado

    Mato Grosso será enviado

    Minas Gerais será enviado

    Pará será enviado

    Paraíba será enviado

    Pernambuco será enviado

    Rio de Janeiro será enviado

    Rio Grande do Norte será enviado

    Rio Grande do Sul será enviado

    Rondônia será enviado

    São Paulo será enviado

    Tocantins será enviado