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Meio Ambiente, ESG e a Sociedade Pós-digital: Reflexões necessárias sobre nosso futuro

Meio Ambiente ESG

Índice deste artigo:

Em 1972, na Assembleia Geral das Nações Unidas, foi criado e escolhido o dia 05 de junho para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, ESG e sociedade pós-digital também foram temas abordados. A data marcou a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, conferência que ficou conhecida como Conferência de Estocolmo. 

Mesmo hoje, quase 50 anos depois, a conferência mantém sua importância devido à criação do PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) e à aprovação da Declaração da ONU sobre o Meio Ambiente.

Reimagine. Recrie. Restaure

Em 2021, a partir do tema escolhido “Reimagine. Recrie. Restaure.”, a ONU propõe reflexões sobre a revitalização e proteção dos ecossistemas naturais.

A urgente reflexão sobre sustentabilidade e revitalização ambiental apresenta cenários cada vez mais complexos, especialmente, nesse doloroso período de pandemia, marcado pela crise sanitária, social e humanitária.

Olhando por cima do muro – sem, é claro, deixar de compreender e de nos sensibilizar para a coexistência de vários Brasis – e pensando nos próximos anos da década recém-inaugurada, é primordial alinhar os negócios aos princípios do ESG e demonstrar quais práticas de gestão foram adotadas para sustentar, no longo prazo, a redução dos impactos ambientais, especialmente em questões relacionadas ao aquecimento global, à emissão de carbono, à eficiência energética, à gestão de resíduos sólidos e ao uso racional dos recursos naturais, dentre tantos outros.

Quais são os 3 pilares do ESG?

ESG representa “Environmental, Social and Governance” (Meio ambiente, Social e Governança, em português). O conceito avalia a sustentabilidade e o impacto ético das operações de uma empresa em três eixos críticos: meio ambiente, responsabilidade social e qualidade de governança. É uma métrica crucial para investidores e stakeholders.

Além da letra E (environment ou meio ambiente), temos, com a letra S, a inclusão da dimensão social que se inicia com o relacionamento justo do negócio com seus fornecedores e estende-se  a outros temas como inclusão, diversidade, privacidade, proteção de dados, relações de trabalho e relações com as comunidades onde atuamos.

Por sua vez, a letra G vem de governança  que se traduz como conjunto de práticas de gestão corporativa que fortalecerão as empresas no enfrentamento dos desafios apresentados pela Sociedade 5.0, tais como: diversidade nos conselhos e boards (diretorias), ética e transparência, canais de denúncia de desvios, para citar alguns exemplos apenas.

rocha cerqueira

Por tudo isso, nunca foi tão importante pensar nossos negócios para torná-los, cada vez mais, eficientes, sustentáveis, diversos, antifrágeis. 

Sociedade 5.0

O conceito de Sociedade 5.0 – fomentado no Japão em 2016 – traz consigo importante passo evolutivo focado no uso das novas e disruptivas tecnologias – Big Data, Inteligência Artificial, Internet das Coisas, para criação de soluções para as necessidades humanas (e não empresariais).

Assim, ganharão cada vez mais relevância, valores como sustentabilidade, qualidade de vida e inclusão social. O mercado de trabalho começa – e apenas começa – a entender (e porque não sentir) a transformação da digitalização, do anywhere office, da diversidade intergeracional (pela primeira vez, convivem no mercado de trabalho até 6 gerações de colaboradores) e da super comunicação.

Cada vez mais, as equipes de trabalho deverão demonstrar suas Real Skills. Para inspirar e influenciar – influência essa que em nada se confunde com número de seguidores ou likes – clientes, consumidores e colaboradores é necessário alinhar o discurso à prática para manutenção de nossa credibilidade pessoal, profissional e empresarial.

Logo, pensar em como precisamos nos posicionar proativamente é a grande chave para causar impactos positivos nas pessoas que estão ao nosso redor.

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Inovação para o futuro

Por fim, importante lembrar que devemos trabalhar com vistas à chamada inovação para o passado – voltando nossos olhos para a melhoria dos processos já existentes e, principalmente, à inovação para o futuro – verdadeiramente disruptiva, investindo recursos no desenvolvimento de produtos e serviços que tenham no DNA o respeito ao meio ambiente, às comunidades onde atuamos e à sociedade em geral.

Pensar na nova era pós-digital é pensar em nosso propósito e em nosso legado. É saber que a nossa pegada na terra ficará presente por muitos anos e que somos responsáveis pela qualidade de vida de nossa geração e de todas aquelas que sobrevirão.

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