JÁ SOU CLIENTE

Fale conosco

JÁ SOU CLIENTE

NR 31 atualizada: o que mudou

NR 31 ENTRARÁ NO PRÓXIMO 27 DE OUTUBRO

Índice deste artigo:

A NR 31 atualizada entrará em vigor no dia 27/10/2021, um ano após sua publicação.

A Norma Regulamentadora Nº 31 tem como objetivo estabelecer as regras que compatibilizam o planejamento e o desenvolvimento das atividades do setor com a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho rural.

Dessa forma, as novidades trazidas no texto da norma ocorrem durante o processo atual de simplificação e desburocratização que vem passando as NRs.

O que mudou na NR 31 atualizada?

O novo texto reduziu o número de 23 capítulos para 17. Em nossa percepção, trouxe uma integração maior com as demais NR´s “urbanas”.

De acordo com o Anexo I da Portaria Nº 22.677, de 27 de outubro de 2020, o novo texto da norma traz informações detalhadas sobre Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho Rural; Medidas de Proteção Pessoal; Ergonomia; Transporte de Trabalhadores; Instalações Elétricas; Segurança no Trabalho em Máquinas, Equipamentos e Implementos; Secadores, Silos e Espaços Confinados; Trabalho em Altura; Condições Sanitárias e de Conforto no Trabalho Rural; entre outras.

Rocha Cerqueira

Harmonização com a NR 1:

Da mesma maneira que as demais normas, a NR-31 integra a gestão de riscos prevista na NR-01 no seu ordenamento. Dessa maneira, assuntos como o desenvolvimento do Programa de Gerenciamento de Riscos do Trabalho Rural (PGRTR) e o Serviço Especializado em Segurança e Saúde do Trabalho Rural, capacitação e treinamentos, foram aprofundados.

Via de regra, a implementação do PGRTR é de responsabilidade direta do empregador rural. Todavia, o item 31.3.1.1 prevê que empregadores que possuam até 50 empregados possam optar por utilizar ferramentas de avaliação de risco disponibilizadas pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho – SEPRT.

Pontos sobre que devem estar nos radar dos gestores:

  • Os parâmetros para avaliações dos riscos e da exposição dos trabalhadores aos agentes físicos, químicos e biológicos, e sua prevenção, devem ser realizados conforme os Anexos da NR-09.
  • Além da garantia da realização de serviços médicos, como exames admissional, periódico e demissional, o empregador rural deve possibilitar o acesso dos trabalhadores a órgãos de saúde para a prevenção e profilaxia de doenças endêmicas, e acesso a vacinas.
  • Além de treinamentos e capacitações para os trabalhadores, a norma sugere o fornecimento de instruções de trabalho e prevenção de acidentes através de Diálogos Diários de Segurança – DDS, panfletos escritos ou outros métodos, desde que devidamente documentados.
  • Caso esteja indicado no PGRTR o risco à exposição solar, o empregador deve fornecer protetor solar aos trabalhadores, quando não houver outra medida preventiva indicada.

Convidamo a revisitar o episódio do Podcast Legal dedicado a esse tema.

Seguimos à disposição para esclarecer as dúvidas.

Por Diego Nunes – OAB MG 206.234

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Solicite seu Calendário das Obrigações Ambientais

Preencha o formulário abaixo com seus dados e receba o calendário solicitado em seu endereço de e-mail.

    Possui ou busca qual(s) certificação(s)?

    Cargo/função na empresa

    Você deseja receber o Calendário de qual estado?

    Alagoas será enviado

    Bahia será enviado

    Ceará será enviado

    Espírito Santo será enviado

    Goiás será enviado

    Maranhão será enviado

    Mato Grosso será enviado

    Minas Gerais será enviado

    Pará será enviado

    Paraíba será enviado

    Pernambuco será enviado

    Rio de Janeiro será enviado

    Rio Grande do Norte será enviado

    Rio Grande do Sul será enviado

    Rondônia será enviado

    São Paulo será enviado

    Tocantins será enviado