JÁ SOU CLIENTE

Fale conosco

JÁ SOU CLIENTE

Prorrogação dos prazos de validade do AVCB e da regularização de conduta infracional

Índice deste artigo:

Referente ao meio ambiente, publicado e já em vigor, o Decreto Estadual Nº 48.283/2021 que prorroga o prazo de validade do AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. Prorroga também o prazo para a regularização de conduta infracional de que trata o Decreto nº 47.998/2020, enquanto durar o estado de calamidade pública em todo o território do Estado.

O que mudou? 

Nos termos do art. 1º do referido Decreto, ficam prorrogados até 31 de dezembro de 2021 ou enquanto durar o estado de calamidade pública em decorrência da pandemia de COVID-19 em todo território do Estado:

I – o prazo de validade do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros de que trata o §4º do art. 10 do Decreto nº 47.998, de 1º de julho de 2020, cujo vencimento tenha ocorrido a partir de 1º de março de 2020.

II – o prazo para a regularização das condutas infracionais de que tratam os §§ 2º, 3º, 4º e 10 do art. 15 do Decreto nº 47.998, de 2020, para as sanções administrativas aplicadas a partir de 1º de março de 2020.

Destaques do Decreto nº 47.998/2020

Em relação a prorrogação do prazo de validade do AVCB, cabe destacar que, de acordo com o §4º do art. 10 do Decreto nº 47.998/2020, este tem validade de 05(cinco) anos, com exceção das construções provisórias, que terão prazo estabelecido em Instrução Técnica. 

No que se refere a regularização das condutas infracionais, destacamos abaixo os parágrafos do art. 15, do Decreto nº 47.998/2020, que tiveram os prazos prorrogados pelo Decreto Estadual Nº 48.283/2021: 

Art. 15. (…)

§ 2º – Sessenta dias após a formalização da advertência escrita, persistindo a conduta infracional, será aplicada multa de 80,0645 a 2.401,9216 Unidades Fiscais do Estado de Minas Gerais – Ufemgs.

Rocha Cerqueira

§ 3º – Persistindo a conduta infracional após trinta dias da aplicação da primeira multa, nova multa será aplicada em dobro e cumulativamente.

§ 4º – Persistindo a infração após trinta dias da aplicação da segunda multa, será aplicada a sanção de cassação do AVCB.

§ 10 – Para fins de aplicação do art. 5º da Lei 14.130, de 2001, a edificação ou espaço destinado ao uso coletivo que, trinta dias após a aplicação da segunda multa, permanecer em situação de irregularidade, poderá ser interditada pelo Serviço de Segurança Contra Incêndio e Pânico do CBMMG.

Ressalta-se que a prorrogação dos prazos, prevista no Decreto Estadual Nº 48.283/2021, poderá ser estendida por 90 (noventa dias), após a data de encerramento do estado de calamidade pública, mediante justificativa fundamentada da autoridade competente do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais – CBMMG. 

Pena de interdição

Cabe destacar que, durante o estado de calamidade pública e o período de prorrogação de prazo, aplicar-se-á a pena de interdição somente quando houver situação de risco iminente devidamente fundamentada, podendo ser total ou parcial.

Por fim, destaca-se que o CBMMG poderá estabelecer condicionantes para a prorrogação dos prazos, nos termos do Decreto nº 47.998/2020

A Equipe da Rocha Cerqueira encontra-se à disposição! Conheça também o Qualifica e tenha um aliado na gestão estatégica dos requisitos legais de sua empresa

Seguimos juntos! 

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Solicite seu Calendário das Obrigações Ambientais

Preencha o formulário abaixo com seus dados e receba o calendário solicitado em seu endereço de e-mail.

    Possui ou busca qual(s) certificação(s)?

    Cargo/função na empresa

    Você deseja receber o Calendário de qual estado?

    Alagoas será enviado

    Bahia será enviado

    Ceará será enviado

    Espírito Santo será enviado

    Goiás será enviado

    Maranhão será enviado

    Mato Grosso será enviado

    Minas Gerais será enviado

    Pará será enviado

    Paraíba será enviado

    Pernambuco será enviado

    Rio de Janeiro será enviado

    Rio Grande do Norte será enviado

    Rio Grande do Sul será enviado

    Rondônia será enviado

    São Paulo será enviado

    Tocantins será enviado