Zoneamento Ecológico-Econômico no Estado de São Paulo

Zoneamento Ecológico-Econômico

Publicado, na sexta-feira (10), o Decreto Nº 66.002, de 10 de setembro de 2021, que dispõe sobre o Zoneamento Ecológico-Econômico no Estado de São Paulo – ZEE-SP, de que trata a Lei estadual nº 13.798, de 9 de novembro de 2009. 

O Zoneamento é uma medida não jurisdicional, oriunda do poder de polícia, com dois  fundamentos: a repartição do solo urbano municipal e a designação do seu uso. Atribui-se a essa medida diferentes denominações, como zoneamento urbano,  zoneamento industrial ou zoneamento ambiental – tanto o zoneamento ambiental como o industrial constituem  limitações de uso do solo particular, incidindo diretamente na limitação da propriedade, com base no preceito constitucional de que a propriedade deve cumprir sua função social, conforme verifica-se nos arts. 5ª , XXIII, 182, § 2º, e 170 da Constituição Federal. 

Zoneamento Ecológico-Econômico no Estado de São Paulo era tratado transversalmente nos arts. 23 a 27 do Decreto nº 55.947/10. Com a publicação do novo decreto, o tema é tratado com mais profundidade, adequando-se aos objetivos da Lei federal nº 6.902/81 da Lei estadual nº 13.798/09 – a elaboração do ZEE-SP será orientada, por exemplo,  visando resiliência às mudanças climáticas e salvaguarda da biodiversidade

O ZEE-SP trata-se então de um instrumento de planejamento ambiental e territorial que estabelece diretrizes de ordenamento e gestão do território, de acordo com as potencialidades e vulnerabilidades ambientais e socioeconômicas das diferentes regiões do Estado. O instrumento será elaborado para todo o território estadual e estabelecerá zonas com características, estratégias e diretrizes específicas de ordenamento e gestão territorial, de acordo com as respectivas potencialidades e vulnerabilidades sociais, econômicas e ambientais regionais.

Outrossim, constituem objetivos específicos do Zoneamento Ecológico, por exemplo, o estabelecimento de diretrizes para o desenvolvimento territorial sustentável; instituição de uma Plataforma Integrada de Planejamento e Gestão do Território; suporte à integração de políticas setoriais; bem como propiciar maior eficiência aos processos de fiscalização, compensação, recuperação, restauração e licenciamento ambientais

A elaboração e a revisão do ZEE-SP deverão observar as seguintes etapas:

  1. Levantamento e consolidação dos subsídios técnicos do ZEE-SP pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, ouvida a Comissão Estadual do Zoneamento Ecológico-Econômico – CEZEE-SP; 
  2. realização de consultas públicas aos setores e entidades representativas da sociedade civil e dos Municípios; 
  3. apreciação da proposta do ZEE-SP ou de sua revisão pela Comissão Estadual do Zoneamento Ecológico-Econômico – CEZEE -SP; 
  4. aprovação do ZEE-SP ou de sua revisão por deliberação do Conselho Estadual do Meio Ambiente – CONSEMA.

A instituição do ZEE-SP ocorrerá por decreto, sendo revisto a cada 10 (dez) anos a fim de compatibilizar os instrumentos com as diretrizes e objetivos estabelecidos.

Sabe-se que toda alteração na legislação provoca preocupação e algumas dificuldades no processo de compreensão e adaptação podem surgir. Assim, a Rocha Cerqueira, em constante inovação, oferece para sua empresa uma importante ferramenta para uma gestão eficiente e atenta aos requisitos legais.

Por meio do Qualifica Legal, os clientes da Rocha Cerqueira recebem as atualizações das normas e das obrigações aplicáveis ao seu negócio e contam com o suporte de uma Equipe altamente qualificada. 

Conheça o Qualifica Legal, o Sistema que fará diferença na estratégia de sua empresa.

Por Thiago Victor Oliveira Sarmento – OAB/MG 205.647

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Solicite seu Calendário das Obrigações Ambientais

Preencha o formulário abaixo com seus dados e receba o calendário solicitado em seu endereço de e-mail.

    Possui ou busca qual(s) certificação(s)?
    Cargo/função na empresa
    Você deseja receber o Calendário de qual estado?

    Alagoas será enviado
    Bahia será enviado
    Ceará será enviado
    Espírito Santo será enviado
    Goiás será enviado
    Maranhão será enviado
    Mato Grosso será enviado
    Minas Gerais será enviado
    Pará será enviado
    Paraíba será enviado
    Pernambuco será enviado
    Rio de Janeiro será enviado
    Rio Grande do Norte será enviado
    Rio Grande do Sul será enviado
    Rondônia será enviado
    São Paulo será enviado
    Tocantins será enviado

    ×

    Tudo bem?

    Clique no Profissional abaixo para conversar conosco.

    ×