Envio dos eventos de SST ao eSocial

Eventos de SST ao esocial

Empresas não serão autuadas até o fim de 2022 pela ausência de envio dos eventos de SST S-2220 e S-2240 ao eSocial.

A Portaria MTP Nº 341/2022, publicada no Diário Oficial da União em 18/02/2022, já em vigor, visa garantir a segurança jurídica no cumprimento da obrigação de envio das informações acerca de eventos de SST no eSocial.

Por isso, reitera que o início da obrigatoriedade de emissão do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) em meio exclusivamente eletrônico, prevista no artigo 1º da Portaria MTP Nº 313/2021, com redação dada pela Portaria MTP Nº 1.010/2021, fica postergado para 1º de janeiro de 2023.

O que mudou?

De acordo com a Portaria MTP Nº 341/2022, para auxiliar na adaptação do novo formato de envio do PPP, até 31 de dezembro de 2022, as empresas, cooperativas de trabalho ou de produção e órgãos gestores de mão de obra ou sindicatos da categoria não serão autuados pela ausência de envio dos eventos “S-2220 – Monitoramento da Saúde do Trabalhador” e “S-2240 – Condições Ambientais do Trabalho – Agentes Nocivos” no eSocial.

Portanto, não haverá aplicação de multas pelo Ministério do Trabalho e Previdência para as empresas que não enviarem os eventos S-2220 e S-2240, até o prazo mencionado acima. 

É importante relembrar os conceitos e os prazos dos eventos S-2220 e S-2240 no e-social, previstos no Manual de Orientação do eSocial (fevereiro 2022). Vejamos:

Em relação ao PPP, o Ministro Onix Lorenzoni afirmou que: 

Nós vamos dar mais este ano para que as empresas possam se preparar, principalmente as micro e pequenas empresas. Fica assegurado que até 1º de janeiro de 2023 nada muda em relação à emissão do PPP. Ele continua sendo feito em papel da mesma forma que é feito hoje, sem qualquer mudança nas regras atualmente vigentes”. Fonte: Ministério do Trabalho e Previdência.

Ressalta-se, ainda, que a norma esclarece que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) editará ato promovendo as adequações necessárias no modelo de perfil profissiográfico previdenciário, contendo o histórico laboral do trabalhador, nos termos do §9º do art. 68 do Regulamento da Previdência Social, aprovado pelo Decreto Nº 3.048/1999, de forma a possibilitar sua emissão por meio exclusivamente eletrônico, a partir das informações acerca de eventos de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) enviadas ao eSocial.

Versões do eSocial

O eSocial foi atualizado para a versão S-1.0 em julho do ano passado. Com a nova versão o sistema foi simplificado, diversos campos foram excluídos e uma série de regras foram alteradas

Para permitir que os usuários se adaptassem à nova versão, foi estabelecido um período de convivência de versões. Durante esse período, tanto eventos enviados na versão antiga (2.5) quanto na nova (S-1.0) são recepcionados e processados pelo sistema. Esse período tinha previsão de término em março deste ano, mais de sete meses após a implantação da versão S-1.0.

Contudo, o Portal do Governo noticiou que o período de convivência foi prorrogado até 22/05/2022, dando mais tempo para os usuários que ainda não atualizaram seus sistemas para a nova versão.

Mas atenção, a partir de 23/05/2022, apenas eventos enviados na versão S-1.0 serão recebidos pelo eSocial. 

Dúvidas sobre Gestão de Requisitos Legais SST

A equipe da Rocha Cerqueira segue acompanhando as alterações ocorridas e compromete-se a divulgar novas informações, sempre disposta a esclarecer os questionamentos apontados. A qualquer momento, você pode nos enviar suas dúvidas sobre envio de eventos de SST ao esocial ou quaiquer outras relacionadas à Saúde e Segurança do Trabalho. Teremos muito prazer estar ao lado de sua equipe de trabalho.

Sabe-se que toda alteração na legislação provoca preocupação e podem surgir algumas dificuldades no processo de compreensão e adaptação. Assim, a Rocha Cerqueira, em constante inovação, oferece para sua empresa uma importante ferramenta para uma gestão eficiente e atenta aos requisitos legais.

Por meio do Qualifica Legal, os clientes da Rocha Cerqueira recebem as atualizações das normas e das obrigações aplicáveis ao seu negócio e contam com o suporte de uma Equipe altamente qualificada. Conheça o Qualifica Legal, o Sistema que fará diferença na estratégia de sua empresa.

Seguimos juntos! 

Marcos Tadeu Lana – OAB MG 141.130

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Solicite seu Calendário das Obrigações Ambientais

Preencha o formulário abaixo com seus dados e receba o calendário solicitado em seu endereço de e-mail.

    Possui ou busca qual(s) certificação(s)?
    Cargo/função na empresa
    Você deseja receber o Calendário de qual estado?

    Alagoas será enviado
    Bahia será enviado
    Ceará será enviado
    Espírito Santo será enviado
    Goiás será enviado
    Maranhão será enviado
    Mato Grosso será enviado
    Minas Gerais será enviado
    Pará será enviado
    Paraíba será enviado
    Pernambuco será enviado
    Rio de Janeiro será enviado
    Rio Grande do Norte será enviado
    Rio Grande do Sul será enviado
    Rondônia será enviado
    São Paulo será enviado
    Tocantins será enviado

    ×

    Tudo bem?

    Clique no Profissional abaixo para conversar conosco.

    ×