Dr. Thiago Victor Sarmento, advogado da Rocha Cerqueira, trouxe sua contribuição em termos de meio ambiente sobre responsabilidade por transporte ilegal de madeira na última edição do Informativo Minas Transporte. A seguir, transcrevemos o artigo.
Boa leitura!
Quais as responsabilidades do transporte?
O projeto acrescenta ao art. 25, da Lei № 9.605/98 os §§ 6º e 7º:
Art.25 […]
§6º No transporte de madeira por terceiro contratado, quando a carga estiver em desacordo com a licença outorgada pela autoridade competente, em razão de ato ou fato imputável ao expedidor ou ao destinatário da carga, e a detecção da fraude demandar meios e conhecimentos técnicos inacessíveis ao transportador, a carga deverá ser apreendida e o transportador e o veículo de transporte liberados. §7º O disposto no parágrafo anterior não se aplica aos casos em que o veículo é utilizado reiterada e exclusivamente para o transporte ilegal de madeira.
Projeto de Lei Federal isenta transportador de responsabilidade por transporte de madeira ilegal
Tendo em vista a definição de tese jurídica publicada em pronunciamento pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça) em decisão de recurso repetitivo julgado em 10/02/2021 – Tese № 1.036 – que consolidou o entendimento pela Corte Superior de que a apreensão de produtos e instrumentos, utilizados na prática de infração ambiental, fundada na atual redação do § 4º do art. 25 da Lei № 9.605/1998, independe do uso específico, exclusivo ou habitual para a empreitada infracional – reacendeu-se o debate sobre o Projeto de Lei № 1164/19.
O Projeto de Lei № 1164/19 isenta o transportador de responsabilidade pelo transporte de madeira ilegal quando a detecção da fraude demandar meios e conhecimentos técnicos inacessíveis ao transportador.
Pela proposta, nesse caso, o transportador e o veículo deverão ser liberados e apenas a carga deverá ser apreendida. O autor do projeto é o deputado Lúcio Mosquini (MDB-RO).
Neste sentido, o projeto visa evitar que terceiros contratados para o transporte de madeira sejam injustamente processados quando flagrados transportando madeira ilegal, nos casos em que os responsáveis pela fraude forem os expedidores ou os destinatários da carga, e o transportador não dispuser dos conhecimentos técnicos necessários para detectar a fraude.
Se aprovado o projeto, há chances reais de alteração do entendimento consolidado por meio da Tese № 1.036 editada pelo STJ.
Isso porque o STJ reafirmou, em 2021, que não é necessário comprovar a utilização do bem/veículo apreendido de forma específica, exclusiva ou habitual na prática de ilícitos ambientais para sua apreensão.
O precedente judicial causou grande apreensão no setor de transporte de cargas, já que, reafirmado como justificativa ao projeto de lei, muitas vezes, o transportador não dispõe dos conhecimentos necessários para detectar a fraude no documento de origem florestal, por exemplo.
Porém, a proposta em análise na Câmara dos Deputados não trará a segurança jurídica definitiva ao setor já que prevê exceções às regras de apreensão de veículos e equipamentos utilizados no transporte ilegal de madeira, deixando sem proteção outros segmentos do transporte de cargas, a exemplo do transporte de produtos perigosos.
Importante seria uma regulamentação mais ampla que definisse melhor os contornos da apreensão de veículos utilizados no transporte de cargas em geral, de modo a afastar de vez a insegurança jurídica atualmente implantada.
⚠️ Confira também estes artigos relacionados 👇
➡️ Saiba o que é Licenciamento Ambiental e as perspectivas de mudanças
➡️ Descubra quando fazer uma auditoria de conformidade legal ambiental
➡️ Acesse gratuitamente o Calendário Ambiental deste ano
Soluções jurídicas
A Rocha Cerqueira desenvolveu expertise para oferecer soluções jurídicas que apoiem empresas e organizações visando ao transporte correto e seguro dentro das normas estabelecidas de respeito e cuidado com o meio ambiente.
Conte conosco em atividades de Assessoria, Consultoria, Treinamentos e auditorias de requisitos legais especializados em direito ambiental, para esclarecer as dúvidas relacionadas à legislação vigente e sobre ações preventivas, treinamentos e licenciamento ambiental em todo o país.