Alteração na entrega do RAPP 2021

ALTERAÇÕES NA ENTREGA DO RAPP

Houve alteração na entrega do RAPP – Relatório Anual de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Ambientais para o ano de 2021.

A Instrução Normativa Nº 22, de 22-12-2021, publicada no Diário Oficial da União, do dia 27 de dezembro de 2021, regulamenta o Relatório Anual de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Ambientais. Ademais, revoga também os atos normativos consolidados, em atendimento ao Decreto Nº 10.139, de 28 de novembro de 2019.

A Lei № 6.938/1981, em seu artigo 17, criou o Cadastro Técnico Federal de Atividades e Instrumentos de Defesa Ambiental e o Cadastro Técnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras ou Utilizadoras de Recursos Ambientais, e o registro em tais órgãos é obrigatório.

Desse modo, as pessoas físicas e jurídicas que exercerem, isolada ou cumulativamente, atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais relacionadas no Anexo VIII da Lei № 6.938, de 1981, devem obrigatoriamente, preencher e entregar o Relatório Anual de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Ambientais.

O que é o RAPP?

O Relatório Anual de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Ambientais é  o conjunto de dados e informações obtidos por meio de coleta ou integração de sistemas para colaborar com os procedimentos de controle e fiscalização da Administração Pública Ambiental.

O preenchimento e a entrega do RAPP serão realizados por meio dos formulários disponibilizados no sítio eletrônico do Ibama na internet, mediante inscrição prévia no Cadastro Técnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Ambientais.

Lembramos que o encerramento de inscrição no CTF/APP, de ofício ou no interesse da pessoa inscrita, não desobriga responsáveis e sucessores legais de regular atendimento desta Instrução Normativa e do preenchimento e entrega do RAPP referente ao período de exercício das atividades sujeitas ao relatório.

Igualmente importante é estar atento ao período de preenchimento e entrega do Relatório Anual de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Ambientais: 1º de fevereiro a 31 de março de cada ano. Os dados e informações prestados no período estabelecido compreenderão as atividades exercidas de 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano anterior.

Destacamos ainda que a chave eletrônica gerada na entrega do Relatório Anual de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Ambientais será o comprovante do cumprimento da obrigação.

Minha empresa precisa entregar o RAPP?

Pessoas físicas ou jurídicas inscritas no Cadastro Técnico Federal são obrigadas a entregar o RAPP.

Para saber se sua empresa se enquadra nas atividades obrigatórias para o envio do relatório RAPP, consulte a listagem clicando aqui.

Qual a alteração na entrega do RAPP?

Para eventuais retificações no RAPP, a pessoa física ou jurídica deverá apresentar declaração retificadora nas hipóteses de inexatidão, erro ou omissão de dados e informações em Relatório Anual de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Ambientais entregue.

Uma mudança digna de destaque relaciona-se com a retificação do formulário. Agora, com a nova instrução normativa, pessoa física ou jurídica deverá:

  • cancelar a chave eletrônica;
  • realizar nova entrega substitutiva, com todos os dados e informações exigidos, independentemente das alterações realizadas, cuja nova chave eletrônica será o comprovante do cumprimento da obrigação.

Contudo é preciso estar atento para o fato de que declaração para retificação de dados e informações poderá ser suspensa no caso de auditagem de dados e informações declarados.

Além disso, o Relatório Anual de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Ambientais poderá integrar e compartilhar dados e informações coletados em outros sistemas oficiais de controle, monitoramento e gestão ambiental.

Por fim, cabe lembrar que as empresas obrigadas a enviar o RAPP e que não fizerem até o prazo estabelecido pagarão multa. Além disso, ficarão impossibilitadas de renovar o licenciamento ambiental de operação (LAO) o que pode paralisar suas atividades.

Saiba mais neste Overview que esclarece as principais dúvidas sobre o RAPP.

Equipe Rocha Cerqueira está ao seu lado para esclarecer dúvidas e auxiliar nos procedimentos relativos ao Cadastro Técnico Federal e ao RAPP.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Solicite seu Calendário das Obrigações Ambientais

Preencha o formulário abaixo com seus dados e receba o calendário solicitado em seu endereço de e-mail.

    Possui ou busca qual(s) certificação(s)?
    Cargo/função na empresa
    Você deseja receber o Calendário de qual estado?

    Alagoas será enviado
    Bahia será enviado
    Ceará será enviado
    Espírito Santo será enviado
    Goiás será enviado
    Maranhão será enviado
    Mato Grosso será enviado
    Minas Gerais será enviado
    Pará será enviado
    Paraíba será enviado
    Pernambuco será enviado
    Rio de Janeiro será enviado
    Rio Grande do Norte será enviado
    Rio Grande do Sul será enviado
    Rondônia será enviado
    São Paulo será enviado
    Tocantins será enviado

    ×

    Tudo bem?

    Clique no Profissional abaixo para conversar conosco.

    ×