Nova NR 37 entra em vigor hoje 

Nova NR 37

A Nova NR 37, que dispõe sobre a Segurança e Saúde em Plataformas de Petróleo, tem nova redação.

O MTP – Ministério do Trabalho e Previdência publicou no Diário Oficial de 26/1, a Portaria Nº 90 MTP, que aprova a nova redação desta NR.

Primeiramente, vamos lembrar que o objetivo da Norma Regulamentadora Nº 37 é estabelecer os requisitos de segurança, saúde e condições de vivência no trabalho a bordo de plataformas de petróleo em operação nas AJB – Águas Jurisdicionais Brasileiras.

E quais as principais mudanças na Nova NR 37?

A maior parte dos capítulos da NR 37 foi mantida. Contudo, houve algumas mudanças estruturais e simplificação de algumas obrigações.

A seguir, destacamos algumas alterações da nova NR 37:

Declaração da Instalação Marítima (DIM)

Pela nova redação, a Declaração da Instalação Marítima (DIM) passou a conter apenas os dados objetivos de identificação e localização da instalação, necessários à Inspeção do Trabalho, dispensando outros diversos documentos previstos no texto anterior. Foram dispensados também vários requisitos exclusivamente documentais como, por exemplo, a exigência de Anotações de Responsabilidade Técnica.

Treinamentos e a Nova NR 37

Os treinamentos previstos na NR 37 também foram revisados, com disposições mais flexíveis de acordo com a gestão de riscos da instalação, consolidação de alguns treinamentos e a possibilidade de utilização de simuladores para as partes práticas.

Em relação à reciclagem de treinamentos e acompanhamento de trabalhos por profissionais de segurança, passou-se a exigir o estabelecido no Programa de Gerenciamento de Riscos da instalação.

Como fica a Vigilância Sanitária na Nova NR 37

Os requisitos relativos à vigilância sanitária, qualidade da água a bordo, segurança alimentar, entre outros, foram remetidos às legislações estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária e Ministério da Saúde. Além disso, a NR 37 foi também harmonizada com os comandos da Agência Nacional de Petróleo, integrando a gestão de risco da ANP e a nova NR-01 à NR 37.

Acesso à Plataforma

Outra modificação importante diz respeito ao capítulo de Acesso à Plataforma. De acordo com a Portaria 90, a nova redação substitui a Escala Beaufort (avaliação com grande subjetividade) por outros limites mais objetivos de segurança para a altura da onda e velocidade do vento.

O novo texto indica que NR37 se aplica ao trabalho nas plataformas nacionais e estrangeiras, bem como nas UMS – Unidades de Manutenção e Segurança, devidamente autorizadas a operar em Águas Jurisdicionais Brasileiras – AJB.

A nova NR 37 não se aplica às embarcações de apoio marítimo, às embarcações de levantamento sísmico e às embarcações de operação de mergulho;

UMS – Unidades de Manutenção e Segurança estrangeiras

Em seguida, outro pronto de atenção está relacionado às plataformas e UMS estrangeiras com previsão de operação temporária, de até 6 meses, em AJB. Se elas não tiverem suas instalações adequadas aos requisitos da NR 37, deverão atender às regras estabelecidas em convenções internacionais. Deverão também ser certificadas e mantidas em classe por sociedade classificadora, reconhecida pela autoridade marítima brasileira, com delegação de competência para tal.

Contudo é importante ressaltar que tal prerrogativa não se aplica quando os intervalos entre 2 períodos consecutivos das operações temporárias das plataformas referidas sejam inferiores a 3 meses.

A Portaria 90 MTP/2022, que entra em vigor em 1º/02/2022, revoga a Portaria 1.186 MTb, de 20/12/2018, e a Portaria 8.873 SEPRT, de 23/07/2021.

Conhecer e acompanhar as atualizações

É muito importante manter a empresa, principalmente os gestores de SST, capacitados e a par das normativas atualizadas e requisitos legais para oferecer aos colaboradores ambiente de trabalho seguro, aprimorando as relações dentro da empresa e ampliando a credibilidade em um mercado que, cada vez mais, adere aos princípios ESG.

Os Clientes Qualifica já estão com seus sistemas devidamente atualizados e contam com advogados-consultores para fazer todos os esclarecimentos e contribuir com a cultura ESG de atendimento aos requisitos de Saúde e Segurança do trabalho.

Caso queira saber mais sobre este tema ou sobre os outros já abordados, convidamos você a navegar pelo blog. Estamos também prontos para conversar com você, esclarecer suas dúvidas e propor soluções. Será um prazer auxiliar no entendimento da legislação e no fortalecimento da cultura da conformidade legal.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Solicite seu Calendário das Obrigações Ambientais

Preencha o formulário abaixo com seus dados e receba o calendário solicitado em seu endereço de e-mail.

    Possui ou busca qual(s) certificação(s)?
    Cargo/função na empresa
    Você deseja receber o Calendário de qual estado?

    Alagoas será enviado
    Bahia será enviado
    Ceará será enviado
    Espírito Santo será enviado
    Goiás será enviado
    Maranhão será enviado
    Mato Grosso será enviado
    Minas Gerais será enviado
    Pará será enviado
    Paraíba será enviado
    Pernambuco será enviado
    Rio de Janeiro será enviado
    Rio Grande do Norte será enviado
    Rio Grande do Sul será enviado
    Rondônia será enviado
    São Paulo será enviado
    Tocantins será enviado

    ×

    Tudo bem?

    Clique no Profissional abaixo para conversar conosco.

    ×