JÁ SOU CLIENTE

Fale conosco

JÁ SOU CLIENTE

Cadastro e classificação das barragens

FEAM - MG

Índice deste artigo:

A Portaria Nº 679/2021 da Fundação Estadual do Meio Ambiente – FEAM, publicada em 08/05/2021, estabelece procedimento a ser seguido para cadastro e classificação das barragens, por meio do Sistema de Informações de Gerenciamento de Barragens – Sigibar.

O empreendedor deverá providenciar o cadastramento e a classificação das barragens, no período de 1º de junho a 25 de agosto de 2021, por meio do Sistema de Informação e Gerenciamento de Barragens (Sigibar).

Para barragens instaladas após o dia 08/05/2021, data de publicação da Portaria, o cadastro e o lançamento dos dados no Sigibar deverão ser concluídos no prazo de 60 (sessenta) dias contados da concessão da Licença de Operação.

A Portaria se aplica às barragens destinadas à acumulação ou à disposição final ou temporária de rejeitos e resíduos industriais ou de mineração e as barragens de água ou líquidos associados a processos industriais ou de mineração, em construção, em operação ou desativadas, situadas no Estado de Minas Gerais e que apresentem, no mínimo, uma das características previstas no art. 4º do Decreto 48.140/2021:

  • altura do maciço, contada do ponto mais baixo da fundação à crista, maior ou igual a 10 m (dez metros);
  • capacidade total do reservatório maior ou igual a 1.000.000 m³ (um milhão de metros cúbicos);
  • reservatório com resíduos perigosos;
  • potencial de dano ambiental médio ou alto, conforme disposto neste decreto.

Cabe destacar que o cadastro prévio no Banco de Declarações Ambientais – BDA – Módulo Gestão de Barragens não substitui o cadastro e classificação no Sigibar.

Rocha Cerqueira

Ressalta-se ainda que o empreendedor responsável por barragens não enquadradas nos critérios acima mencionados, deverá comunicar o não enquadramento à FEAM, por Ofício, até 25 de agosto de 2021.

O Relatório de Auditoria Técnica Ordinária de Segurança de Barragem – RTSB e a Declaração de Condição de Estabilidade – DCE, acompanhados das respectivas Anotações de Responsabilidade Técnica – ARTs – das barragens submetidas à Política Estadual de Segurança de Barragens – PESB, independente da classificação, deverão ser apresentados até 1° de setembro de 2021.

Por fim, cabe lembrar que é obrigação do empreendedor inserir no sistema o termo de ciência e comprometimento, previsto no Anexo I da Portaria FEAM Nº 679, devidamente assinado pelo responsável legal ou pelos membros dos conselhos de administração da empresa. O termo de ciência e comprometimento deverá ser inserido em até 15 (quinze) dias a contar da data limite de apresentação do RTSB e DCE. Portanto, no ano de 2021, o termo de ciência e comprometimento deverá ser inserido no Sigibar até o dia 16 de setembro de 2021.

A Equipe da Rocha Cerqueira já atualizou o Sistema para seus clientes Qualifica. Seguimos à disposição de todos para esclarecimentos adicionais.

Por Marcos Tadeu de Paula Lana – OAB MG 141.130

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Solicite seu Calendário das Obrigações Ambientais

Preencha o formulário abaixo com seus dados e receba o calendário solicitado em seu endereço de e-mail.

    Possui ou busca qual(s) certificação(s)?

    Cargo/função na empresa

    Você deseja receber o Calendário de qual estado?

    Alagoas será enviado

    Bahia será enviado

    Ceará será enviado

    Espírito Santo será enviado

    Goiás será enviado

    Maranhão será enviado

    Mato Grosso será enviado

    Minas Gerais será enviado

    Pará será enviado

    Paraíba será enviado

    Pernambuco será enviado

    Rio de Janeiro será enviado

    Rio Grande do Norte será enviado

    Rio Grande do Sul será enviado

    Rondônia será enviado

    São Paulo será enviado

    Tocantins será enviado