Acidente de Trabalho - CAT e NRs

Comunicação de Acidente de Trabalho e as NRs

Sumário

Todas as vezes que um trabalhador sofre um acidente de trabalho, é um dever da empresa preencher a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), inclusive nos casos em que não houve afastamento.

O responsável indicado pela empresa deve preenchê-la no primeiro dia útil após o acidente. Em caso de acidente com morte, ela deve ser providenciada no mesmo dia.

Contudo, diante das constantes alterações nas NRs, como proceder para a correta a comunicação atendendo às previsões expressas nas Normas Regulamentadoras?

Para entender melhor o assunto, siga conosco e, ao final, baixe uma tabela, atualizada em março de 2024, de fácil consulta, relacionando cada NR à CAT.

Acidente de trabalho: fortalecer a cultura de prevenção faz diferença na saúde das empresas. 

O acidente de trabalho traz consequências não só para quem o sofre, mas para toda a empresa. Quanto mais grave, maior será seu impacto: custos trabalhistas; multas, encargos, processos. Também não há que se duvidar que o acidente do trabalho influi negativamente na imagem da empresa. Criar e/ou fortalecer a cultura de prevenção faz a diferença na saúde das empresas. 

Por meio de um sistema de gestão de saúde e segurança no trabalho que segue, por exemplo, as diretrizes da ISO 45001, as empresas são capazes de adotar diversas medidas que, quando combinadas, impactarão diretamente na visibilidade da organização, atribuindo a ela a imagem de um lugar seguro para se trabalhar. 

Além disso, as empresas que já trabalham associando suas atividades às Práticas ESG precisam estar bem alinhadas com as normas de Saúde e Segurança do Trabalho.

Mas cada empresa tem suas peculiaridades, desafios distintos e, por isso, contar com “softwares de prateleira” que não dão conta de compreender e abarcar as diferentes necessidades de cada organização, pode levar a empresa a fazer mais do mesmo e não atuar de forma estratégica.

Sistema Qualifica

A plataforma Qualifica NG está ao lado de seus clientes, atento à rotina intensa de trabalho dos gestores, ao esforço para acompanharem todas as alterações na legislação de Saúde e Segurança do Trabalho e, atualiza diariamente o Sistema de Requisitos Legais, personalizando as informações e dados de acordo o negócio de cada empresa.

Todos os atendimentos são realizados por advogados especialistas registrados na OAB/Auditores-líderes em sistemas de gestão integrada. Você conversará com quem conhece a sua realidade.

Conheça a Plataforma Qualifica NG, o sistema que fará diferença na gestão de requisitos legais da sua empresa soluções jurídicas seguras em Direito Ambiental, Saúde e Segurança do Trabalho e Responsabilidade Social com foco em resultados que priorizam as estratégias dos clientes e os princípios ESG que adotam e as questões de compliance, principalmente no que diz respeito ao atendimento à requisitos legais.

Com Qualifica NG, gestores podem ter a tranquilidade de saber que atuarão com um time que é pioneiro no trabalho com perguntas-padrão e segue inovando o sistema para agregar valor ao seu negócio.

Tabela NRs e a Comunicação de Acidente de Trabalho


Compartilhe:
OAB MG 3.057
LINK RÁPIDO
CONTATO
Calendário Ambiental

Solicite seu Calendário das Obrigações Ambientais

Preencha o formulário abaixo com seus dados e receba o calendário solicitado em seu endereço de e-mail.