JÁ SOU CLIENTE

Fale conosco

JÁ SOU CLIENTE

Comunicação de Acidente de Trabalho e as NRs

Acidente de Trabalho

Índice deste artigo:

Todas as vezes que um trabalhador sofre um acidente de trabalho, é um dever da empresa preencher a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), inclusive nos casos em que não houve afastamento.

O responsável indicado pela empresa deve preenchê-la no primeiro dia útil após o acidente. Em caso de acidente com morte, ela deve ser providenciada no mesmo dia.

Contudo, neste cenário atual de reformulação das NRs, como proceder para a correta a comunicação atendendo às previsões expressas nas Normas Regulamentadoras?

Dessa maneira, siga conosco, entenda melhor o assunto e, ao final, baixe uma tabela, atualizada, de fácil consulta, relacionando cada NR à CAT.

Acidente de trabalho: fortalecer a cultura de prevenção faz diferença na saúde das empresas. 

O acidente de trabalho traz consequências não só para quem o sofre, mas para toda a empresa. Quanto mais grave, maior será seu impacto: custos trabalhistas; multas, encargos, processos. Também não há que se duvidar que o acidente do trabalho influi negativamente na imagem da empresa. Criar e/ou fortalecer a cultura de prevenção faz a diferença na saúde das empresas. 

Por meio de um sistema de gestão de saúde e segurança no trabalho que segue, por exemplo, as diretrizes da ISO 45001, as empresas são capazes de adotar diversas medidas que, quando combinadas, impactarão diretamente na visibilidade da organização, atribuindo a ela a imagem de um lugar seguro para se trabalhar. 

Além disso, as empresas que já trabalham associando suas atividades às Práticas ESG precisam estar bem alinhadas com as normas de Saúde e Segurança do Trabalho.

Mas cada empresa tem suas peculiaridades, desafios distintos e, por isso, contar com “softwares de prateleira” que não dão conta de compreender e abarcar as diferentes necessidades de cada organização, pode levar a empresa a fazer mais do mesmo e não atuar de forma estratégica.

Sistema Qualifica

A plataforma Qualifica NG está ao lado de seus clientes, atento à rotina intensa de trabalho dos gestores, ao esforço para acompanharem todas as alterações na legislação de Saúde e Segurança do Trabalho e, atualiza diariamente o Sistema de Requisitos Legais, personalizando as informações e dados de acordo o negócio de cada empresa.

Todos os atendimentos são realizados por advogados especialistas registrados na OAB/Auditores-líderes em sistemas de gestão integrada. Você conversará com quem conhece a sua realidade.

Conheça a Plataforma Qualifica NG, o sistema que fará diferença na gestão de requisitos legais da sua empresa soluções jurídicas seguras em Direito Ambiental, Saúde e Segurança do Trabalho e Responsabilidade Social com foco em resultados que priorizam as estratégias dos clientes e os princípios ESG que adotam e as questões de compliance, principalmente no que diz respeito ao atendimento à requisitos legais.

Com Qualifica NG, gestores podem ter a tranquilidade de saber que atuarão com um time que é pioneiro no trabalho com perguntas-padrão e segue inovando o sistema para agregar valor ao seu negócio.

Tabela NRs e a Comunicação de Acidente de Trabalho

Confira a tabela que prepararamos para você.

Consultar a Tabela

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Solicite seu Calendário das Obrigações Ambientais

Preencha o formulário abaixo com seus dados e receba o calendário solicitado em seu endereço de e-mail.

    Possui ou busca qual(s) certificação(s)?

    Cargo/função na empresa

    Você deseja receber o Calendário de qual estado?

    Alagoas será enviado

    Bahia será enviado

    Ceará será enviado

    Espírito Santo será enviado

    Goiás será enviado

    Maranhão será enviado

    Mato Grosso será enviado

    Minas Gerais será enviado

    Pará será enviado

    Paraíba será enviado

    Pernambuco será enviado

    Rio de Janeiro será enviado

    Rio Grande do Norte será enviado

    Rio Grande do Sul será enviado

    Rondônia será enviado

    São Paulo será enviado

    Tocantins será enviado