Plano Nacional de Fertilizantes 2022-2050

PNF 2022-2050

O governo federal lançou o Plano Nacional de Fertilizantes (PNF) como estratégia para reduzir a dependência do Brasil das importações de fertilizantes. Trazemos informações para você:

A implantação do PNF 2022-2050 objetiva a modernização, a reativação e a ampliação das plantas industriais e dos projetos de fertilizantes existentes no País, bem como a adequação da infraestrutura para a integração de polos logísticos e a viabilização de novos empreendimentos. Além disso, a norma institui o Conselho Nacional de Fertilizantes e Nutrição de Plantas – CONFERT.

De acordo com o Decreto Federal, já em vigor, o PNF 2022-2050 vigerá pelo prazo de 28 anos, contado da data de publicação,11/03/2022.

Ressalta-se que o Plano será estruturado em ciclos de implementação de 4 anos, com exceção do primeiro ciclo, que terá duração até 31 de dezembro de 2023.

Para indicar as diretrizes do PNF, trazemos uma ilustração:

Diretrizes PNF 2022/2050

O Plano Nacional de Fertilizantes foi estruturado, contemplando cinco objetivos estratégicos com indicação das metas e ações. Os objetivos são:

  1. Modernizar, reativar e ampliar as  plantas e projetos de fertilizantes existentes no Brasil.
  2. Melhorar o ambiente de negócios no brasil para atração de investimentos para a cadeia de fertilizantes e nutrição de plantas.
  3. Promover vantagens competitivas na cadeia de produção nacional de fertilizantes para melhorar o suprimento do mercado brasileiro.
  4. Ampliar os investimentos em pd&i e no desenvolvimento da cadeia de fertilizantes e nutrição de plantas do Brasil.
  5. Adequar a infraestrutura para integração de polos logísticos e viabilização de empreendimentos.

Esses objetivos são desdobrados e metas e ações. Destaca-se, ainda, que as metas específicas e as ações do PNF 2022-2050 serão detalhadas pelo Conselho Nacional de Fertilizantes e Nutrição de Plantas – CONFERT, órgão consultivo e deliberativo, vinculado à Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.

O Plano Nacional de Fertilizantes pretende ser uma referência para o planejamento do setor de fertilizantes para os próximos 28 anos (até 2050), promovendo o desenvolvimento do agronegócio nacional e considerando a complexidade do setor, com foco nos principais elos da cadeia: indústria tradicional, produtores rurais, cadeias emergentes, novas tecnologias, uso de insumos minerais, inovação e sustentabilidade ambiental.

Esta normatização também já está integrada ao Sistema Qualifica. A equipe de Consultores segue à disposição para esclarecer todas as dúvidas.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Solicite seu Calendário das Obrigações Ambientais

Preencha o formulário abaixo com seus dados e receba o calendário solicitado em seu endereço de e-mail.

    Possui ou busca qual(s) certificação(s)?
    Cargo/função na empresa
    Você deseja receber o Calendário de qual estado?

    Alagoas será enviado
    Bahia será enviado
    Ceará será enviado
    Espírito Santo será enviado
    Goiás será enviado
    Maranhão será enviado
    Mato Grosso será enviado
    Minas Gerais será enviado
    Pará será enviado
    Paraíba será enviado
    Pernambuco será enviado
    Rio de Janeiro será enviado
    Rio Grande do Norte será enviado
    Rio Grande do Sul será enviado
    Rondônia será enviado
    São Paulo será enviado
    Tocantins será enviado

    ×

    Tudo bem?

    Clique no Profissional abaixo para conversar conosco.

    ×