JÁ SOU CLIENTE

Fale conosco

JÁ SOU CLIENTE

Novo prazo para a LETTP na cidade de São Paulo

Novo prazo para a LETTP

Índice deste artigo:

A Prefeitura de São Paulo indica novo prazo para a LETTP na publicação da Portaria SMT.GAB № 17, no Diário Oficial da Cidade de São Paulo, edição de 30/03/22, que é de suma importância aos que trabalham com transporte.

Essa publicação atualiza os requisitos dispostos para a Licença Especial de Transporte de Produtos Perigosos – LETPP e revoga o prazo anterior para apresentação do Termo de Adesão – Protocolo Brasil ID e TAG para obtenção da Licença Especial de Transportes de Produtos Perigosos – LETTP.

O novo prazo para fins de obtenção da LETTP será a partir de 1º de abril de 2022.

Sendo assim, a nova Portaria revoga a anterior – SMT.GAB № 015, de 14 de março de 2022, e restaura os efeitos da Portaria SMT.GAB № 041/21 em todos os seus termos, em especial, o prazo acima mencionado.

Lembramos que uma das principais mudanças na obtenção da LETTP é a exigência de afixar TAG padrão Brasil-ID no veículo. A exigência somente recairá sobre os veículos detentores de Licença Especial de Transporte de Produtos Perigosos – LETPP requeridas a partir de 9 de abril de 2021.

Além disso, outra mudança importante foi a digitalização de todo processo de licenciamento e a fiscalização via tag eletrônica junto ao Brasil-Id pela Moovii – Operadora Nacional do Sistema Brasil-Id.

Tais mudanças tiveram repercussão negativa, ocasionando, inclusive, judicialização do tema. As transportadoras questionam judicialmente a falta de transparência/licitação quanto ao processo de escolha da empresa, bem como o aumento do ticket médio em torno de 6000%.

Rocha Cerqueira

Para a obtenção da Licença Especial de Transporte de Produtos Perigosos no município de SP exige-se a afixação do TAG padrão Brasil-ID no veículo.

A Licença Especial de Transporte de Produtos Perigosos – LETPP – poderá ser requerida junto à Secretaria Municipal de Transportes – SMT, ou à Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente – SVMA.

Para os requerimentos formulados à SVMA, o Departamento de Operação do Sistema Viário Sistema Viário – DSV deverá expedir a LETPP aos requerentes desde que as condições e os requisitos previstos na Portaria SVMA № 54 de 2009 estejam cumpridos.

Repercussão sobre o prazo para a LETTP

Tais mudanças tiveram repercussão negativa, ocasionando, inclusive, judicialização do tema. As transportadoras questionam judicialmente a falta de transparência/licitação quanto ao processo de escolha da empresa, bem como o aumento do ticket médio em torno de 6000%.

Com a tal repercussão negativa da exigência de afixação do TAG, o poder pública vinha sucessivamente prorrogando o prazo de adesão em virtude da pressão das empresas – houve três portarias nesse sentido. A última portaria prorrogava o prazo até setembro, mas, uma semana depois, o município tornou sem efeito a Portaria e, conforme citado acima, restaurou o prazo de adesão anterior, 1º de abril.

Ainda tem dúvidas?

A equipe de advogados da Rocha Cerqueira segue acompanhando todas as atualizações legais de meio ambiente, saúde e segurança do trabalho relacionadas ao transporte. Estamos à disposição para esclarecer as dúvidas e pronta para colaborar com sua empresa no gerenciamento dos requisitos legais.

Conheça o Sistema Qualifica, um grande aliado para prevenção de riscos e fortalecimento da cultura da conformidade legal de sua empresa.

Thiago Victor Oliveira Sarmento – OAB/MG 205.647

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Solicite seu Calendário das Obrigações Ambientais

Preencha o formulário abaixo com seus dados e receba o calendário solicitado em seu endereço de e-mail.

    Possui ou busca qual(s) certificação(s)?

    Cargo/função na empresa

    Você deseja receber o Calendário de qual estado?

    Alagoas será enviado

    Bahia será enviado

    Ceará será enviado

    Espírito Santo será enviado

    Goiás será enviado

    Maranhão será enviado

    Mato Grosso será enviado

    Minas Gerais será enviado

    Pará será enviado

    Paraíba será enviado

    Pernambuco será enviado

    Rio de Janeiro será enviado

    Rio Grande do Norte será enviado

    Rio Grande do Sul será enviado

    Rondônia será enviado

    São Paulo será enviado

    Tocantins será enviado