OKR sustentabilidade

OKR Sustentabilidade: ações regenerativas e transformadoras

Sumário

A metodologia OKR e sustentabilidade é, de fato, capaz de alavancar os resultados e motivar ainda mais a equipe, tornando a cultura organizacional cada vez mais sólida.

A Rocha Cerqueira trouxe a metodologia para a vida do Escritório há um tempo e os resultados sempre são interessantes, impulsionadores e geram aprendizagem e crescimento.

Por isso, neste ano, a equipe foi desafiada: propor OKRs coletivas cujos resultados transformadores se relacionassem à sustentabilidade, a contribuição com os ODSs.

Em outras palavras, foi mais um convite à reflexão sobre como alimentaremos nossos dias, nossas ações e sobre como é imperativo buscarmos, com coragem redobrada, novas formas para se garantir a sustentabilidade num mundo complexo e dinâmico.

Dessa maneira, podemos testemunhar que estamos aprendendo muito, fortalecendo nossa relação com nossos colegas de trabalho e ressignificando nossa interação com as práticas sustentáveis.

Uma de nossas OKRs coletivas gerou uma parceria rica com a Casa do Caminho.

Casa do Caminho

A Casa do Caminho é uma inciativa do Centro de Integração Social Francisco Cândido Xavier, tem sede na cidade de Pedro Leopoldo. É uma organização da Sociedade Civil, de assistência social com fins não econômicos, cuja missão é proporcionar ações de prevenção, habilitação e integração à vida comunitária local e da região sul do município de Pedro Leopoldo, por meio de:

  • amparo familiar;
  • inserção social da comunidade;
  • criação e fortalecimento de vínculos;
  • promoção de atividades profissionalizantes e de ensino;
  • desenvolvimento de atividades produtivas como horta comunitária; culinária, artesanatos, trabalhos manuais;
  • diminuição dos índices de criminalidade e uso de drogas;
  • resgate e valorização da cultura local.

Dentre vários projetos executados junto à comunidade de Santo Antônio da Barra, a Casa do Caminho desenvolve atividades de Educação Ambiental Agroecológica. Dessa forma, valendo-se de seu propósito de educação complementar, contribui com saúde integral da comunidade, desenvolvendo o resgate e valorização do saber popular.

Nesse sentido, o foco das ações tem sido na construção e manutenção da horta comunitária, apoio educacional à primeira infância, busca de novas tecnologias educacionais e qualificação das professoras da escola, na visão integral dos conceitos humanitários e da agroecologia.

Desde o ano de 2015, a Casa do Caminho e a Escola Municipal Santo Antônio da Barra vêm transformando uma área de divisa entre as duas instituições em uma horta comunitária, que foi batizada como ACEA (Área Coletiva de Experiência Agroecológica) Chico Xavier.

Essa horta, além da produção de alimentos para ambas as instituições, é um local de referência em formação e troca de experiências agroecológicas para alunos da escola, comunidade, bem como para produtores.

Agora, essa inciativa conta também com a equipe da Rocha Cerqueira Sociedade de Advogados.

rocha cerqueira

OKR Casa do Caminho

A equipe da Rocha Cerqueira consensou de que deveriam valer-se da OKR para contribuir e tornar o discurso de um mundo salutar, com menos desigualdades e inclusivo, uma prática vivida.

Nesse sentindo, estar junto da Casa do Caminho mostrou-se oportunidade singular:

  • (O) Os objetivos qualitativos e inspiradores foram definidos.
  • (KR) Os resultados-chaves (quantitativos e mensuráveis) foram indicados.

E, muito importante, a Casa do Caminho não só acolheu a proposta como também agregou valor, possibilitando que a equipe desenvolvesse competências e habilidades essenciais para inovar, liderar e gerir em tempos incertos; e estabelecer conexão íntima com a terra.

Os primeiros resultados de OKR e sustentabilidade

Esta OKR coletiva já colhe resultados promissores:

  • A Rocha Cerqueira possibilitou a contratação de pessoa da comunidade que aprimora conhecimentos e desenvolve habilidades profissionais na área a agroecologia
  • O espaço tem podido expandir suas ações, cada vez mais, e acolher múltiplas atividades educativas e formativas para as crianças, os professores da Escola Municipal Santo Antônio da Barra e a comunidade
  • A equipe de profissionais da Rocha Cerqueira e seus familiares puderam participar ativamente de atividades de manutenção da horta, do pomar, do jardim e da expansão de viveiro de mudas.

⚠️ Confira também estes artigos relacionados 👇

➡️ Sustentabilidade: quais são os principais tipos e a importância para as empresas
➡️ Meio Ambiente, ESG e a Sociedade Pós-digital: reflexões necessárias sobre nosso futuro
➡️ Acesse gratuitamente o Calendário Ambiental deste ano

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) desta OKR:

O compromisso é sempre avançar, estreitar laços, seguir com compromisso de desenvolver nas pessoas, equipes e organizações as competências e habilidades para que elas possam promover transformações relevantes no enfrentamento aos desafios sociais, ambientais gerando uma cadeia de valor sustentável e regenerativa.

“Fé na vida, fé no homem, fé no que virá
Nós podemos tudo, nós podemos mais
Vamos lá fazer o que será”

Gonzaguinha

Esta OKR contribui para os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:

OKR sustentabilidade

Compartilhamos registros do 1º Dia Mãos na Terra e que venham muitos outros.

Todos que quiserem participar, contribuir são muito bem-vindos! Há muita ação boa acontecendo:

  • Horta
  • Produção de viveiro de mudas de árvores
  • Compostagem
  • Muito, muito mais!

Para saber mais, faça contato conosco e ficaremos muito felizes e compartilhar mais informações e colaborar.

Compartilhe:
OAB MG 3.057
LINK RÁPIDO
CONTATO
Calendário Ambiental

Solicite seu Calendário das Obrigações Ambientais

Preencha o formulário abaixo com seus dados e receba o calendário solicitado em seu endereço de e-mail.