JÁ SOU CLIENTE

Fale conosco

JÁ SOU CLIENTE

Quais são os riscos ambientais no trabalho e como evitá-los?

riscos ambientais no trabalho

Índice deste artigo:

Riscos ambientais no trabalho? Como assim? Riscos ambientais não são relacionados apenas ao meio ambiente como poluição de rios e oceanos, poluição do ar, desmatamento?

Muitas pessoas pensam assim…, mas há, sim, riscos ambientais relacionados ao trabalho. Conhecê-los é fundamental para atender aos requisitos legais, principalmente, os relacionados à saúde e segurança do Trabalho e, certamente, para evitá-los.

Antes, porém vamos entender que além dos riscos ambientais, os locais de trabalho oferecem ainda outros riscos à saúde e à segurança do trabalhador.

Vamos pensar: os locais de trabalho, pela própria natureza da atividade desenvolvida e pela maneira como se organizam; ou como estabelecem as relações entre as pessoas; ou manipulam mercadorias, substâncias; ou expõem seus colaboradores a agentes físicos, químicos, biológicos; ou promovem situações de deficiência ergonômica ou riscos de acidentes, podem causar comprometimento à saúde e à segurança do trabalhador. Todos esses riscos podem acarretar lesões imediatas, doenças ou morte, mas também podem trazer comprometimentos que só se manifestarão em médio e longo prazos.

Tais riscos podem ser classificados como: ambientais, ergonômicos e de acidentes.

O que são riscos ambientais no trabalho?

Os riscos ambientais no trabalho referem-se à presença de agentes físicos, químicos e biológicos nos ambientes laborais que podem causar danos à saúde dos trabalhadores. Esses riscos são influenciados pela natureza, concentração, intensidade e tempo de exposição.

A exposição a esses riscos pode ter efeitos prejudiciais à saúde dos profissionais, principalmente quando não são utilizados os equipamentos de proteção adequados.

É fundamental que as empresas e os trabalhadores estejam cientes dos riscos ambientais presentes em seus locais de trabalho e adotem medidas preventivas para garantir a segurança e a saúde de todos.

Vejamos agora detalhadamente quais são os fatores que podem causar riscos ambientais.

1. Agentes físicos

São aqueles que promovem a exposição dos colaboradores a diversas formas de energia como, por exemplo, ruídos, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, bem como, infrassom e o ultrassom.

2. Agentes químicos

São produtos ou substâncias que podem penetrar no organismo do trabalhador e causar problemas de saúde. Isso pode ocorrer tanto por via respiratória, nas formas de gases, neblinas, poeiras, ou vapores, ou por absorção da pele e ainda por ingestão.

Tais agentes químicos apresentam-se em variados estados físicos e podem, ainda, sofrer mudanças de estado, por exemplo de estado líquido para o gasoso.

3. Agentes biológicos

Os riscos biológicos em ambientes de trabalho estão principalmente relacionados a microrganismos, como vírus e bactérias causadores de doenças, parasitas, protozoários.

As bactérias podem causar desde uma infecção alimentar a, até mesmo, doenças como pneumonia, tuberculose e meningite. Os vírus, além de simples resfriados podem provocar doenças como a Covid-19, hepatite, sarampo, caxumba etc. Já os fungos são causadores de micoses, candidíase, ominicoses e até meningite. Por fim, os protozoários que podem causar problemas no intestino, malária e doença de chagas.

4. Riscos ergométricos / ergonômicos

Estes estão relacionados a aspectos psicológicos e fisiológicos, como, por exemplo, jornadas de trabalho prolongadas, levantamento e transporte manual de peso de modo inadequado, situações de estresse, trabalhos em período noturno, monotonia e repetitividade, imposição de rotina intensa.

5. Riscos de acidentes

Não há uma definição muito específica para esses riscos, pois eles podem se manifestar de maneiras bastante diversificadas.

Rocha Cerqueira

Organização física (lay out) inadequado, pisos impróprios, matéria-prima ou materiais fora de especificação correta, utilização de equipamentos e máquinas sem a devida proteção (EPIs), ferramentas impróprias ou defeituosas, iluminação escassa ou em demasia, defeitos em instalações elétricas, probabilidade de explosão ou incêndio, armazenamento incorreto, animais peçonhentos e outras situações de risco poderão contribuir para a ocorrência de acidentes.

Como pode perceber, colaboradores de empresas em atividades claramente mais perigosas e complexas ou em atividades mais corriqueiras podem estar expostos a riscos que os levem a acidentes e a graves danos à saúde.

Por isso, é muito importante que as empresas façam a gestão de riscos.

Uma gestão adequada requer que todos os problemas e riscos sejam devidamente identificados para implementação de medidas preventivas eficientes.

⚠️ Confira também estes artigos relacionados 👇

➡️ Quais são os riscos ambientais no trabalho e como evitá-los?
➡️ NR 33 atualizada: o que você precisa saber
➡️ Acesse gratuitamente o Calendário Ambiental deste ano

Como evitar os riscos à saúde e à segurança no trabalho?

Há três passos básicos que podem ser adotados pelas empresas que se preocupam com a saúde e a segurança dos trabalhadores.

Primeiramente, é preciso que a empresa faça o gerenciamento dos requisitos legais relacionados à Saúde e Segurança do Trabalho – SST. Isso porque as normativas oferecem bom indicativo, de acordo com cada atividade realizada, para implementação de medidas de segurança no ambiente ocupacional. É preciso que a empresa atenda às legislações e às Normas Regulamentadoras do Trabalho – NRs que trazem os critérios de segurança, saúde, higiene e medicina no trabalho.

Um segundo passo importante é a empresa estabelecer objetivos e metas para eficiência na gestão de saúde e segurança . Contudo, é importante lembrar que existem programas que precisam ser implementados para atendimento a determinações legais, indicadas nas Normas Regulamentadoras do Trabalho:

Há um terceiro passo importante para as empresas que investem naprevenção de riscos, acidentes e doenças ocupacionais como forma de melhorar a produtividade e o clima organizacional; reduzir custos e ampliar reconhecimento externo: a certificação ISO 45001.

A ISO 45001 é uma norma internacional para o Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SGSSO) que tem como objetivo central a melhoria do desempenho relacionado à Saúde e à Segurança do Trabalho (SST) em empresas e indústrias dos mais diversificados ramos.

Esses são passos importantes e que, seguramente, adquirem o status de passos fundamentais para as empresas que já entenderam a importância levar os princípios ESG para a matriz estratégica no futuro das organizações.

Essas empresas já estão incorporando métricas e analisando seus relatórios de ESG para desenvolverem atividades e programas relacionados à saúde e ao bem-estar de seus trabalhadores e de todas as pessoas afetadas por suas atividades. E elas estão a caminho de darem um salto que as colocarão à frente.

Nesse sentido, cabe trazer as palavras de Alberto Ogata, presidente da Associação Internacional de Promoção de Saúde no Ambiente de Trabalho (IAWHP).

“A dimensão social (o “S” do ESG) se constitui numa oportunidade para as empresas inserirem o cuidado com o capital humano como elemento estratégico para as companhias e para o mercado. Desenvolver métricas para acompanhar questões como diversidade, saúde, bem-estar, segurança no trabalho e inclusão é um caminho para que alguns temas, antes restritos à área de recursos humanos, também sejam vistos pelos investidores.”

Para finalizar convidamos a ler mais sobre Saúde e Segurança do Trabalho.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Solicite seu Calendário das Obrigações Ambientais

Preencha o formulário abaixo com seus dados e receba o calendário solicitado em seu endereço de e-mail.

    Possui ou busca qual(s) certificação(s)?

    Cargo/função na empresa

    Você deseja receber o Calendário de qual estado?

    Alagoas será enviado

    Bahia será enviado

    Ceará será enviado

    Espírito Santo será enviado

    Goiás será enviado

    Maranhão será enviado

    Mato Grosso será enviado

    Minas Gerais será enviado

    Pará será enviado

    Paraíba será enviado

    Pernambuco será enviado

    Rio de Janeiro será enviado

    Rio Grande do Norte será enviado

    Rio Grande do Sul será enviado

    Rondônia será enviado

    São Paulo será enviado

    Tocantins será enviado