Sua empresa já conhece o módulo web SST?

módulo web SST

O módulo web SST, ferramenta do eSocial, já está disponível para empregadores ou para empresas e profissionais especializados. O módulo web SST permite o lançamento de eventos como Monitoramento de saúde e Condições ambientais do trabalho.

Além de prestarem as informações por meio dos sistemas próprios de gestão, poderão também usar o novo módulo do eSocial para informar os eventos de SST.

Para utilizar o módulo web SST, será necessário que o empregador acesse, utilizando suas credenciais (certificado digital, acesso via gov.br ou código de acesso e senha). Pode-se também usar uma procuração eletrônica específica para a empresa ou profissional especializado, para o envio dos eventos. A procuração é outorgada acessando o eCAC, da Receita Federal.

Acesso ao módulo web SST

O acesso ao módulo é o mesmo que o empregador faz por login, ou seja, por meio de:

  • suas credenciais (certificado digital, acesso via gov.br ou código de acesso e senha) ou
  • procuração eletrônica específica (outorgada acessando o eCAC, da Receita Federal) para a empresa ou profissional especializado habilitando o serviço “eSocial – Grupo SST”.

Segundo o Portal do Governo, o módulo SST traz as informações de vínculo necessárias para o correto preenchimento dos eventos, além de inovar na sua apresentação, num formato mais moderno e com utilização intuitiva para os usuários. Os formulários são apresentados em formato de wizard, ou seja, um passo a passo orientado, com consultas e automações que facilitam o preenchimento dos eventos.

Importante destacar que, em atendimento à legislação de proteção de dados vigente no País, as informações dos eventos de SST, por serem consideradas dados pessoais sensíveis, serão tratadas em um módulo apartado do WebGeral. Dessa forma, as movimentações trabalhistas do empregado não conterão mais informações que se referem aos eventos relacionados à saúde do trabalhador.

Cabe ainda ressaltar que não são prestadas informações de SST para trabalhadores domésticos, a não ser as Comunicação de Acidente de Trabalho – CAT, que são informadas no próprio eSocial Doméstico.

Eventos de SST: CAT e NRs

Em virtude das constantes alterações nas Normas Regulamentadoras do Trabalho e sua relação com a CAT, a Equipe Rocha Cerqueira disponibiliza uma tabela que facilita a consulta quando da ocorrência de acidentes do trabalho na sua empresa.

Ela pode ser consultada para que as comunicações específicas aos órgãos sejam realizadas adequadamente de acordo com as previsões expressas nas Normas Regulamentadoras.

Seguimos juntos e contem com a equipe Rocha Cerqueira para uma completa, eficiente e moderna gestão de requisitos legais de Saúde e Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Responsabilidade Social.

Conheça o Qualifica e todas a inovações que essa ferramenta traz para facilitar as auditorias de ISO 45001, gestão de Riscos e indicadores ESG.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Solicite seu Calendário das Obrigações Ambientais

Preencha o formulário abaixo com seus dados e receba o calendário solicitado em seu endereço de e-mail.

    Possui ou busca qual(s) certificação(s)?
    Cargo/função na empresa
    Você deseja receber o Calendário de qual estado?

    Alagoas será enviado
    Bahia será enviado
    Ceará será enviado
    Espírito Santo será enviado
    Goiás será enviado
    Maranhão será enviado
    Mato Grosso será enviado
    Minas Gerais será enviado
    Pará será enviado
    Paraíba será enviado
    Pernambuco será enviado
    Rio de Janeiro será enviado
    Rio Grande do Norte será enviado
    Rio Grande do Sul será enviado
    Rondônia será enviado
    São Paulo será enviado
    Tocantins será enviado

    ×

    Tudo bem?

    Clique no Profissional abaixo para conversar conosco.

    ×